Ano: 2024
Área do Projeto: 167m²
Local: Capivari/SP
Status: Projeto
Descanso, brisa e respirar
Na casa do Campo, o desejo de potencializar os sentidos e o toque foram os princípios que nortearam o projeto. Como trazer a ideia de lar ao toque? Como trazer o calor a partir dos materiais? E como equilibrar as sensações do morar e da praticidade contemporânea? A partir destes questionamentos, inicia-se a escolha dos materiais e o desenho dos espaços.
As paredes de tijolos aparentes pintadas de branco juntamente às cores quentes da madeira clara e do piso cerâmico reforçam um manifesto: Texturas e cores são e devem fazer parte do dia a dia, o cotidiano se faz presente na mistura de cores e sensações. É o aconchego, é o sentimento de estar em casa.
Linearidade e Iluminação resumem o espaço interno da casa. Uma sala de estar e jantar permeia a área social da casa, com a presença de um corredor verde que acompanha e faz vista para o ambiente. Logo atrás da sala de jantar, um corredor fechado por blocos vazados cerâmicos separa o ambiente de estar para os quartos, trazendo luz, mas também, anunciando o início de uma área mais privativa. A presença da cor azul se destaca perante as cores quentes da casa e a neutralidade das paredes de tijolos brancas. Por fim, na área externa os perímetros da casa são todos cobertos por vegetação, criando um plano verde e causando diferentes sensações ao percorrer pelas varandas dos quartos e na área da piscina.
“…Eu quero uma casa no campo, onde possa compor muitos rocks rurais, e tenha somente a certeza, dos amigos do peito e nada mais…”