Ano: 2024
Área do Projeto: 156m²
Local: Piracicaba/SP
Status: Projeto
Uma ode à casa brasileira, uma releitura, um resgate.
Ao longo dos anos 1970 e 1980, as famosas casas de rua fizeram parte da paisagem urbana das cidades do interior paulista e metrópoles. Longe dos grandes projetos de habitações modernistas, tais projetos foram amplamente replicados e muitas vezes não foram dados o seu devido valor arquitetônico, entretanto, reconhecemos estas casas como contadoras de histórias, cheias de personalidade e agregadoras de gerações. Muitas foram levadas com o tempo e as novas construções, sendo necessário seu resgate juntamente à contemporaneidade.
Através desta premissa, o projeto da Casa São Paulo nasce como uma releitura desta icônica tipologia. A iniciar pela escolha de sua fachada: A imagem do telhado de duas águas; desenho habitual e transmitido desde a infância no que diz respeito à palavra “casa”: Um traço icônico e universal – A importância desta imagem de “casa” como lar é um valor crucial para a criação do lugar para quem usa aquele espaço.
Em sua planta, um programa funcional e lúdico: Com a setorização dos espaços coletivos de estar/jantar e cozinha e o espaço privado dos quartos é criado um pátio descoberto na intersecção destes ambientes, trazendo respiro, circulação e luz para toda a casa. Nestes vazios – do pátio e jardim interno aos nichos da sala de jantar – momentos são criados juntamente às texturas e as cores. Por fim, detalhes como o banco, a rede e os beirais apenas reafirmam a descompressão do olhar perante a correria urbana e enfatizam o maior desejo da arquitetura: Acolhimento, criação de novas histórias e o resgate à memória.