Ano: 2024
Local: Campinas/SP
Status: Finalizado
Arquitetos: Beatriz Cressoni, Carolina Moretti, Christian D’Abruzzo e Henry Farkas
Fotos: Victor Lucena
Serralheria: Célio Bonfá
Marcenaria: Oficina Arca
Mobiliário: Oficina Arca
A manutenção e valorização de nossa história, uma tradição:
O projeto do Quintal 1013 surge do pedido do cliente de uma ampliação da área de churrasqueira do quintal de uma casa típica dos anos 1970/80: Piso de caquinho, banco de jardim, uma típica churrasqueira de tijolos aparentes e um espaço cercado de vasos e plantas. Um espaço que traz história e afeto seria ampliado para um lugar que guardasse estas características mas traria novos encontros e interações.
Uma jacuzzi, uma mesa de sinuca, um portão de delimitação, espaços de conversa e permanência juntamente a muitas plantas foram itens cruciais pedidos pelo cliente para esta obra. A demarcação da área de intervenção com um piso de pedra portuguesa e com a adição de uma cobertura metálica leve produzem um diálogo de respeito com o caquinho, que mantemos presente.
Cor, textura, vida, contraste e leveza trazem consigo a reafirmação da brasilidade presente nas casas. O projeto parte deste princípio e se solidifica com a criação de um mobiliário que se estende por toda a extensão do quintal: Um banco, uma mesa, uma floreira. Uma pluralidade de funções em um único mobiliário que é pontualmente marcado pela presença de azulejos, outro item muito presente na história da arquitetura brasileira. Estes elementos, juntos a textura nas paredes e no forro reforçam a ideia do espaço como criador de novas histórias.